Friday, April 16, 2010

Um dos pais da sociologia.

 Émile Durkheim
                  
Émile Durkheim nasceu em Épinal, uma pequena cidade no noroeste da França, na região denominada Alsácia em 15 de abril de 1858. Descendente de Judios, Durkheim iniciou seus estudos filosóficos em Paris e depois na Alemanha. Em sua obra, Durkheim, tenta explicar os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos como todos faziam em seu tempo.

Auguste Comte deu o nome da teoria que mais tarde Durkheim viria a constituir como uma disciplina rigorosamente científica, a sociologia. Durkheim, em uma de suas obras fundamentais “As regras do método sociológico” definiu com clareza o objeto da sociologia – os fatos sociais. Porém nem tudo que um indiviudo faz é necessáriamente um fato social, para ser fato social ele tem que atender as seguintes caracteristicas.

- O primeiro deles é a Coerção social – a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade ou escolha (o idioma adotado, o tipo de formação familiar ou o fato de estar subordinado a um determinado código de leis pré-estabelecido). O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o individuo estará sujeito.

- A segunda característica dos fatos sociais é a Exterioridade e diz que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, costumes e leis já existem quando o individuo nasce e ele tem de se adaptar a elas que são instituídas através de mecanismos da coerção social como a educação.

- A terceira característica dos fatos sociais para Durkheim é denominada Generalidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou ao menos na maioria deles, por exemplo nas formas de habitação adotadas, modos de comunicação e costumes.

Os fatos sociais podem ser dividos em:
Normal – generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou evolução. Ex: O fato social é normal quando voltado a um tipo social delimitado, ou seja o aborto e o crime é considerado como normal, porque sempre irá existir.

Patológico – põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto a adaptação e a evolução. Encontra-se fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente.

O Trabalho de classificação das sociedades - como tudo o mais – deveria ser efetuado com base em apurada observação experimental. Guiado por esse procedimento, estabeleceu a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica como motor de transformação de toda e qualquer sociedade.

Solidariedade mecânica - aquela que predominava nas sociedades pré capitalistas , onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão social do trabalho. A consciência coletiva exerce aqui todo seu poder de coerção sobre os indivíduos .

Solidariedade orgânica - é aquela típica das sociedades capitalistas, onde pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições , ou das relações sociais estrieitas. Nas sociedades capitalistas, a consciência coletiva se afrouxa. Assim, ao mesmo tempo que os indivíduos são mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade e tende a desenvolver maior autonomia pessoal.

Durkheim acreditava em uma Consciência Coletiva, diz que o homem é apenas um animal selvagem, e que só se transforma em humano apartir do momento que se torna sociável, quer dizer, aprende hábitos, costumes e valores caracteristicos de um grupo social, para assim poder viver dentro dele.

Ele chamou isso tudo de Socialização, a conciência coletiva é composta de acordo com aquilo que pensamenos, que fica em nossas mentes, e indicam com devemos ser, sentir ou se comportar diante a sociedade. E todos esse fatores ele denomida de Fatos Socias.

Durkheim se distingue dos demais positivistas porque suas idéias ultrapassaram a reflexão filosófica e chegaram a constituir um todo organizado e sistemático de pressupostos teóricos e metodológicos sobre a sociedade. Encontramos em seus estudos um inovador uso da matemática estatística e uma integrada utilização das análises qualitativa e quantitativa. Observação, mensuração e interpretação eram aspectos complementares do Durkheimiano. Ele foi o primeiro a propor-se a tarefa de realizar uma teoria da investigação sociológica e o primeiro a atingir semelhante objetivo, em condições difíceis e com um êxito que só pode ser contestado quando se torna uma posição diferente em face das condições, limites e ideais de explicação científica na sociologia. A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores.

Principais obras:
- A divisão do trabalho social (1893)
- As regras do método sociológico (1895)
- O suicídio (1897)
- A educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)

No comments:

Post a Comment