Saturday, April 10, 2010

Organismo Social

Logo após uma aula de Teorias da Comunicação, quando brilhantes pupilos apresentaram seus trabalhos sobre filósofos dos Séculos XVII e XVIII, entrei no ônibus de volta pra casa e fui ler alguns artigos relacionados aos trabalhos.

Bom, estamos estudando que durante a formação das sociedades modernas elas eram vistas como organismos, e a cabeça deste que vos fala começou a pensar nisso logo depois de uns minutos de leitura. Anotei uma frase pensando em tuitar pra eles, mas como a filosofia é feita de perguntas e não de respostas, a coisa vai que vai, e saiu esse post inteiro antes de eu chegar em casa. Ah, a trilha sonora que embalou o raciocínio foi o ábum Presence do Led Zeppelin.

Vamos lá!

Se a sociedade é um organismo, constituído de órgãos interdependentes, e o dinheiro é o que dá vida, como o sangue em um corpo, através de seu fluxo, levando riquezas, proteínas e vitaminas, necessárias a cada órgão de acordo com suas funções, a sociedade atual, capitalista e de concorrência, em que cada participante quer conquistar mais riquezas pela exploração de outro, irá sobreviver? Pensemos num organismo onde o Coração quer todo o sangue para si, enquanto o Fígado também se esforça para tomá-lo para si, e o Cérebro compete com todos os outros pelo sangue e vitaminas... Será esse um organismo saudável?

Será necessário haver uma entidade que promova a harmonia entre os órgãos? Será necessário para o Estado que haja uma entidade similar? Se os órgãos são interdependentes, existe uma inteligência superior que promova tal Justiça? Qual seria o ente que governa o corpo? Procurando uma resposta, me pergunto: Qual a diferença entre um corpo vivo e um morto? Será a Alma, uma consciência racional? Será o Espírito, uma entidade diretamente ligada à natureza como um todo?

Por outro lado, talvez os órgãos possam gerir eles mesmos esses fluxos. Bastaria que eles tivéssem consciência do organismo como um todo, da sua interdependência, e a noção de Justiça. Cada órgão com sua inteligência, baseada na temperança, trabalhando pelo organismo em si. No corpo social, que instituição teria poder para definir as leis de regulação, distribuição, e controle, os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário? No caso da autorregulação, as empresas e instituições precisariam dessa visão do todo e de interdependência, a consciência do seu papel para a sobrevivência saudável da sociedade.

Porém, a sociedade é feita de pessoas e tais entidades devem ser constituídas por elas. Que tipo de indivíduos poderiam regular, distribuir e controlar esse organismo para que se mantenha vivo e saudável? Quais características devem ter tais pessoas para que não exerçam suas funções em defesa de interesses próprios ou de órgãos específicos? Imagine se o Cérebro prometer grandes recompensas à um governante o favoreça. Isso seria a chamada corrupção. Que tal um chefe de família que usa seus filhos e cônjuge para benefício próprio? Pensemos bem, quais qualidades são necessárias para governar um grupo?

Caso não haja pessoas com tais virtudes, a entidade de governo tende a ser impessoal, a natureza, ou imaterial, uma divindade. Qualquer que seja, há que se conhecer suas regras para poder seguí-las e manter nosso organismo social vivo e saudável. Como podemos descobrir tais leis? Se descobrirmos as leis naturais ou as divinas, os seres que seguirem tais leis serão livres para viverem suas vidas sem qualquer tipo de governo? Que tipo de Ciência poderá desvendar as leis da natureza para que possamos seguí-las?

Caso as leis sejam divinas, regidas por uma entidade sobrenatural, como podemos ter acesso à elas? Existem porta-vozes de Deus na Terra? Eles são humanos? Se a entidade é sobrenatural, sobra que a natureza está sob tais regras. Será que podemos encontrar tais Leis Divinas somente pela observação da natureza? Se fazemos parte da natureza, será que ao observarmos à nós mesmos, com bastante cuidado e atenção, teremos acesso às leis divinas? Se pudéssemos encontrar tais leis dentro de nós mesmos, seríamos, então, porta-vozes de Deus na Terra? Se tais leis são divinas, sobrenaturais, portanto sobrehumanas, estão acima do meramente pessoal e valem para todas as coisas. Se alguém encontra tais leis e percebe-se livre de toda e qualquer forma de controle, não desejaria isso para aqueles que ama? Imagine um mundo no qual todas as pessoas conhecem a si mesmas e as leis universais, dispensando qualquer tipo de controle... seria uma completa Anarquia!


Bom, fico feliz que tenha vindo até aqui comigo. A curtição foi escrever durante o caminho de casa. E pensar que alguém perguntou, hoje na sala, se eu preferia andar de ônibus ou dirigir uma camionete chique. Seria arriscado dirigir e escrever ao mesmo tempo!  :)

Sugestões e comentários são sempre bem vindos!
Salute!

--

3 comments:

  1. Hehehehehh...também me peguei pensando nisso andando no ônibus em meio ao povão, fiquei pensando em quanta gente, cheia de dinheiro que não tem oportunidade dessas experiências cotidianas tão ricas, como simplesmente pegar um ônibus em meio a galera.

    ReplyDelete
  2. ...e na real tambm fiquei pensando nessa questão da sociedade como orgaismo, quando estudamos em aula, fiquei pensando até aonde, a saúde desse organismo vai aguentar com tantas disfunções...!!?

    ReplyDelete
  3. Que texto incrível! As analogias foram impecáveis! Muito bem escito! Parabéns!

    ReplyDelete