Thursday, May 6, 2010

O Controle e autoritarismo em um curso Criativo

O que justificaria ter o acesso bloqueado às redes sociais e ferramentas do google, entre outras páginas da internet, dentro de um curso que estuda a sociedade na rede e onde o marketing ensinado, é o marketing de redes sociais. Os alunos e também os professores produzem e mostram trabalhos em suas redes, como orkut, facebook, a comunicação nos dias de hoje é digital e será cada vez mais excencial.
Poderiamos encontrar muitos motivos, porém quando o bloqueio ocorre dentro de uma instituição de ensino superior, na qualidade de alunos devemos no mínimo achar isto estranho. Claro que não defendemos apenas o nosso lado, supomos a princípio que esta iniciativa tenha vindo do abuso dos mau uso destes em sala de aula e laborátio de informática, e de maneira abusiva, trazendo então a necessidade de um bloqueio mal planejado.
Todavia deveria ter-se imaginado que, em um curso com da Mídia, a reação seria instantânea, é como negar o ambiente de estudo para futuros profissionais de redes sociais. O bloqueio não permite que você utilize as ferramentas do google logado com sua conta, por exemplo google wave, docs, maps, youtube, etc.
O bloqueio deveria ser negociado e melhor planejado, ser apresentado as razões da ação para que então os alunos que utilizam o conteúdo bloqueado.

Por fim, tomo esta atitude como desesperado e mal planejada, acredito que este impacto trará reclamações e por fim será negociado como executar o bloqueio necessário. Não temos a intenção de, por meio deste post, ofender a atitude e suas intenções, mas deixar a nossa de maneira que seja considerada e aberta aos que lerem. Nada que um bom diálogo onde os lados se ouçam não resolva.

Autores: Gaspar e Macário

1 comment: